O Karatê

As Origens

O Karatê tem uma história muito antiga e não deriva do Jiu-Jitsu com alguns acreditam. Deriva de artes com origem há aproximadamente 12 séculos, na Índia, mas com grande influência chinesa. O monge budista Bodhidharma desenvolveu técnica com base criada a partir do Kenpo, arte marcial chinesa, para que os monges para pudessem se defender de assaltantes e agressores. Mestres de artes marciais japonesas haviam viajado à China para aprimorar seus conhecimentos tendo contato com a nova técnica. Após o estudo dessa “nova arte”, regressaram ao Japão, onde mesclaram o Kenpo com seus conhecimentos prévios, e acabaram criando o Todê.

O Novo Karatê

Essa influência chinesase fez sentir no nome da arte Todê, que era escrita com os ideogramas para chinês e mão, portanto mãos chinesas. Esse ideograma original era associado à Dinastia Tang (618-907 d.C.), cuja influência e cultura se fez sentir em todo o Oriente, passando a ser sinônimo de chinês. Ideograma Tang, também pronunciado Kara, significa Chinês. Posteriormente esta nobre arte veio a ser denominada de Karatê (“mãos vazias”), e foi aprimorada em sua forma “mais atual” no Japão, especificamente na ilha de Okinawa, arquipélago de Ryu Kyu.

Origem do Karatê Shotokan O Karatê foi desenvolvido por mestres de três artes diferentes (Naha-te, Shuri- te e o Tomari-te), por conta disso existiam algumas divergências entre os mestres, de modo que foram criados “estilos diferentes”. No meio disso, um garoto chamado Gichin Funakoshi se interessou pela arte, e passou a estudar com dois mestres diferentes (Ankô Itosu e Ankô Asato). Cresceu treinando com ambos e, após se tornar professor de uma escola, começou a ensinar a arte (até então “secreta’) do Karatê. Em 1922, em uma demonstração de artes marciais, o primeiro-ministro do Japão pediu ao mestre Funakoshi que este mostrasse o Karatê de Okinawa ao resto do Japão. Após aceitar tal proposta, Funakoshi nunca mais retornou à Okinawa, mas conseguiu espalhar a arte, e assim nasceu o primeiro dojo, que recebeu o nome de Shotokan - por conta disso, a modalidade de Karatê desenvolvida por Funakoshi ficou conhecida como Shotokan. Após a morte de Gichin, seu filho Yoshitaka Funakoshi continuou e aperfeiçoou os ensinamentos de seu pai, incorporou e/ou modificou várias técnicas para atingir o seu objetivo, que era valorizar o lado desportivo e físico como forma de promover o desenvolvimento pessoal.

Dojo Kun

  • HITOTSU! JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURU KOTO!
    Primeiro! Esforçar-se para a formação do caráter!
  • HITOTSU! MAKOTO NO MICHI O MAMORU KOTO!
    Primeiro! Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão!
  • HITOTSU! DORYOKU NO SEISHIN O YASHINAU KOTO!
    Primeiro! Criar o intuito do esforço!
  • HITOTSU! REIGI O OMONZURU KOTO!
    Primeiro! Respeitar acima de tudo!
  • HITOTSU! KEKKI NO YU O IMASHIMURU KOTO!
    Primeiro! Reprimir o espírito de agressão!

Venha nos visitar

Av. Santa Catarina, 702, Jardim
Aeroporto - São Paulo, SP

Parceiros